segunda-feira, 6 de junho de 2011

Teste do Pezinho!

1110_pezinho

Você sabia que hojé é Dia do Teste do Pezinho???

06/06

Pois é, eu também não sabia. Mas a importância dele você sabe né?

Pode identificar doenças sérias bem cedinho. E você sabia que seu plano de saúde cobre esse tipo de exame.

Eu falo isso porque eu não sabia que poderia fazer pelo plano de saude, que fica pronto em quinze dias. Fiz pelo Posto de Saúde, que demora de 2 a 3 meses pra ficar pronto.

Quando fiz do Antonio, com essa demora toda, precisei fazer exames de sangue dele pois ele teve anemia. Ainda não tem os números mínimos, mas esta bem melhor. O teste do pezinho ajudaria a tirar dúvidas da Pediatra, mas como ele ia demorar muito para ficar pronto, ela pediu uma bateria de exames de sangue pra verificar.

“Obrigatório em todas as maternidades públicas e privadas, o teste deve ser realizado de 2 a 7 dias após o nascimento, desde que ele já esteja recebendo a dieta do leite. São utilizadas gotas de sangue do calcanhar do bebê – daí o nome de teste do pezinho.

O teste do pezinho identifica, principalmente, quatro doenças: Fenilcetonúria, Hipotiroidismo Congênito ou TSH, Hemoblobinopatias e Fibrose Cística.

Mais AQUI.

6 comentários:

Ateliê Ana Bananna disse...

Oi flor.

Adoro seu blog, está sumida, tá tudo bem?
Beijos.

Andréa disse...

Ólá minha linda!!! Eu não sabia que tinha o dia...mas achei muito legal a sua postagem é bom para as mães de primeira viagem...Parabéns pela matéria...

beios e tenha uma linda semana

Roberta Fraga disse...

Lendo, fiquei pensando, por que será que se coleta o sangue no calcanhar???
Abraços,
Roberta

Marcia Pergameni disse...

Amiga peguei essa descrição num site:
Mas por que a picadinha no calcanhar? O que as mães devem saber é que o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho. O furo é quase indolor, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso choram.
Achei que respondia sua dúvida!
Bjus
http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/teste_do_pezinho1.htm

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

É SIM, BEM VERDADE, ESSE TESTE É MUIIITO IMPORTANTE!

BJOS

Carla Gumieiro disse...

É um teste muito importante , mas quando nossos bebês fazem choramos juntos né, fui fazer na minha filha e moça do posto apertou tanto a perninha dela que ficou uns tres dias roxinha, fiquei de cara, mas se é importante pra saude deles tem que fazer né, demonstra responsabilidade por parte dos pais.... beijocas flor...