sábado, 29 de junho de 2013

Sobre o que não dizer aos filhos.....

Quando li a matéria da Crescer fiquei pénsando sobre as coisas que falamos com os filhos, principalmente na hora da raiva ou pra evitar que sofram.
Para de chorar é um clássico aqui, nossa que coisa irritante aquele choro prolongado e que não para nunca. E Se você não me obedecer eu vou embora é outra, chegava a sair e fechar a porta. E o choro era generalizado. Pela manhã precisamos de agilidade e as crianças acordam uma hora antes de sairem pra escola. Então pra agilizar café, mochilas, lanches, roupa preciso da colaboração deles. E quando não tenho minha primeira reação era essa. E já houveram outras situações que só fui fora de casa, onde fica meu armário de artesanato, pegar alguma coisa, e a primeira pergunta do Antonio é: - Mamãe, você vai embora? 
O choro eu tentava acabar com palmadas, sou ruim eu sei! Mas tenho melhorado aos poucos com muito exercício de paciência. Comecei a efetivamente colocar de castigo, sem gritar, sem mandar parar de chorar. Quando choram primeiro pergunto o que há e ao final dou um abraço, o que sempre resolve.
E o castigo tem resolvido, ficam na cama sentados com tudo apagado pensando no que fizeram. Três ou cinco minutos pensando. E depois volto lá, conversamos sobre o que houve, porque estão ali e pronto.
Porque como me respondeu a @Crescer 
"Quem nunca? A matéria é pra gente não errar duas vezes mesmo!"
E você como faz?Frases

2 comentários:

Julia Costa disse...

Oi, Márcia!! Aqui em casa, Luquinha ainda tem um ano e meio, mas já rola um "para de manha". rsrs E sabe que ele para?! Po, às vezes acho que nem ele sabe pq está chorando. rsrs

Tem coisas que eu já vi pessoas falando para ele que eu não curto... Tipo: ahhhh, vai fazer isso, entao eu vou chorar?! Sei la... acho mto psicologia barata. rsrsrs O ruim vai ser quando ele estiver falando e mandar um "pode chorar, entao" hahahaha Geralmente sao as pessoas mais velhas que falam essas coisas. Eu nao falo nada... ;) Cada um tem sua maneira de se comportar com a criança. =)

Tb nao gosto de: "se vc nao fizer x, eu nao vou fazer y". Não acho que as coisas funcionam assim. Se nao pode fazer x é pq tem uma explicacao. Qual é? Se nao tem é porque pode fazer.. Nao é ? Ou estou ainda numa fase onde isso nao se aplica? rs

Adorei o post e os questionamentos! Beijos!!!

Marcia Pergameni disse...

Julia obrigado pelo comentario.
Tb não gosto de troca com a criança, e acho que ela já entende desde cedo. Antes de começar a falar. Por isso qto antes começarmos a explicar o porque de nãopode issoou aquilo, eles assimilam. Concordo com você Julia. Tem adultos tb, que pq são mais velhos, acham que sempre estamos fazendo errado.
Bj