sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval, Se Preparando para Folia!





ONG CRIANÇA SEGURA dá dicas para um Carnaval livre de acidentes com a Criançada
Medidas preventivas evitam acidentes de trânsito e afogamentos, riscos comuns nesta época do ano 
Por ONG Criança Segura
Carnaval alegre é aquele acompanhado de muita segurança para evitar acidentes com as crianças. Com as viagens e festas de rua, elas ficam mais suscetíveis aos acidentes de trânsito e afogamentos. A ONG CRIANÇA SEGURA, dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos, faz um alerta para que os possíveis riscos não prejudiquem a folia.
Os acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações, acidentes com armas de fogo e outros representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil e resultaram no óbito de 5.106 crianças em 2008 (dados mais atuais do Ministério da Saúde). Só os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de 1.971 crianças no mesmo ano, o que representa 38% do total.
O aumento do movimento nas estradas durante o feriado eleva o risco de acidentes no trânsito. Portanto na estrada ou na cidade, os responsáveis devem estar atentos ao uso adequado do bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação, equipamentos que se tornaram obrigatórios desde setembro de 2010. Com a cadeira de segurança correta, que considera o peso e altura da criança, o risco de morte é reduzido em 71% em caso de acidente de acordo com estudos americanos. A obrigatoriedade não é limitada às estradas e abrange todo o território nacional.
Em algumas regiões, o Carnaval de rua é a opção predileta dos foliões. Mas os adultos devem redobrar a atenção para evitar que a criança se dirija sozinha para ruas abertas ao tráfego de automóveis. Entre os acidentes de trânsito, o atropelamento é a principal causa de morte de crianças até 14 anos – representaram 42% do total de 1.971. A supervisão também é fundamental se o feriado incluir banho de mar ou de piscina. Os afogamentos representam a segunda maior causa de morte, entre os acidentes, de crianças até 14 anos. Além da supervisão durante a brincadeira na água, as crianças devem utilizar colete salva-vidas como item de segurança.
  
A CRIANÇA SEGURA também dá dicas para a escolha das fantasias

- Se a criança tiver menos de 3 anos, os responsáveis devem evitar adereços soltos como cintos, cordões, faixas ou partes que se soltem facilmente e possam causar sufocação. O uso de armas de brinquedo pode estimular a violência e a curiosidade infantil.
- As lantejoulas que podem se desprender facilmente das roupas e os confetes, jogados em grande quantidade, podem também provocar sufocações. A brincadeira aparentemente inocente de arremessar confetes deve ser acompanhada por adultos.
- Pintura nos rostos: o ideal é utilizar maquiagens próprias para o público infantil, além de produtos antialérgicos e atóxicos para evitar irritações de pele e intoxicações.
Fonte do Texto: www.criancasegura.org.br
Imagens Tiradas  da Internet

Nenhum comentário: