quarta-feira, 23 de março de 2011

Seu bebê dorme a noite toda?

Imagem retirada do Google.
Por Marcia Pergameni

Oi amigas!!! E amigos!!! (Vi que temos um seguidor! Uoba!!)
E então que você mamãe não dorme a noite todinha. seu filho já esta maiorzinho e continua acordando durante a noite.

Eu vou confessar algumas coisas pra vocês e que já identifiquei como erro nessas situações. Mas me digam meninas, como fazer pra não acostumar mal o Bebezinho mais cuticuti do mundo???

A Cecília sempre foi uma bonequinha tranquila. com 4 meses já dormia a noite quase toda. Até aí ela acordava para mamar de duas a tres vezes por noite. No início eu levantava e cumpria com todo o ritual que o médico ensina: mamar, arrotar e voltar pra caminha. 
Dificil era continuar na caminha....
Então ela ia pra minha caminha e qdo acordava de novo mamava deitada e voltava a dormir ali mesmo.
Com o Antonio fui seguindo o mesmo ritmo, nem cheguei a devovê-lo ao berço. Ele já ficava na minha cama e assim fomos indo.
A Cecília passou para a caminha com 1a9m, assim que o Antonio nasceu. Tinhamos todo um ritual pra que, se ela caísse, não se machucasse. Muitos edredons no pé da cama. E ela se adaptou bem.
Antonio já esta com 11m. Quando o colocamos no berço ele chora e acorda duas ou trez vezes. Eu que sou uma mãe cansada não o devolvo ao berço após o terceiro chorinho. E ele acostumou a dormir beliscando, minha barriga, meu peito, meu sovaco kkkkkkkk
Não é facil. Mas se ele sente que esta sozinho acorda e abre o berreiro.
Além disso tudo tem os erros corriqueiros:
- Não temos um horário fixo para colocá-los na cama;
- Seguro a mãozinha da Cissa pra ela dormir;
- Meu marido tem dificuldade de entender que a TV ligada não ajuda a criança a dormir;
- Cada dia fazemos de um jeito. Não seguimos um ritual. 

Dessa maneira fica muito difícil criar uma rotina com as crianças. As vezes deitamos pra colocá-los pra dormir. Eles demoram a pegar no sono e eu acabo dormindo junto.  Quando acordo já são 1h da manhã e não consigo nem me levantar da cama.

Bem meninas, vou tentando modificar a rotina que criamos. 
E você como faz para o seu bebê dormir??
Ele respeita as NORMAS???

Para saber mais, clique AQUI.

8 comentários:

Paula Li disse...

Oi Marcia, obrigada pela visita. Adorei saber que é de S.G.
Não tenho filhos, mas meu marido é pai de 2 meninas.
Bjs

Ateliê Ana Bananna disse...

Flor,

Eu sei muitoooooo bem o que é isso, meu filho está com 2 e 4 meses e acorda várias vezes de noite.

Até quase 1 ano e meio eu fui guerreira, acorda 600 vezes de noite, ia na cama dele, fazia ele dormir de novo e voltava pra minha cama.

Com 1 ano e meio ele pegou catapora e com dó coloquei ele pra dormir comigo, quem disse que consegui tirar?

Pois bem, no começo ele acordava muitas vezes, uma noite resolvi contar e perdi a conta na vigéssima sétima vez, isso mesmo amiga numa mesma noite foram mais de 27 vezes.

Aí comecei a ler livros: A Encantadora de Bebês, assistir a vários programas sobre o tema como Doces Sonhos e cheguei a pagar uma consulta cara pra burro em uma pediatra especializada em distúrbios do sono.

Ela me fez responder um questionário gigantesco e concluiu que eu estava com depressão e que isso afetava muito meu bebê que ainda mamava, ele parou de mamar faz dois meses no peito.

Ela, o livro e o programa que assisti tem as mesmas regras:

Dar o jantar.
Dar banho.
Fazer uma massagem com creminho.
Colocar na caminha dele e deixar ele lá, dizer que é hora de naná, que ele precisa descansar para poder brincar muito mais depois.
Se quiser você pode se sentar do lado do berço até ele dormir, mas não pode interagir e não pode consolar ele durante o choro, o meu chorou mais de 2 horas seguidas na primeira vez, foi horrível.

Espere até ele dormir, ou se preferir você pode entrar a cada cinco minutos e avisar que está lá, mas que ele precisa naná.

Se durante a noite ele acordar mais vezes, não tire do berço, apenas vá até ele, diga que é hora de naná e volte para a sua cama e faça isso até que ele pegue no sono novamente.

Até 1 ano e meio do meu filho eu fiz isso e em alguns momentos ele dormiu que foi uma beleza, mas joguei todo meu trabalho fora, ao colocá-lo pra dormir na minha cama comigo... RS.

Beijos e adoro seu blog.

Marcia Pergameni disse...

Ai Ana que história linda!!!! Adorei! Quer dizer, adorei vc ter dividido conosco sua experiencia. A Cecilia se adaptou bem a caminha. Muito de vez em quando ela acorda a noite e pede pra dormir com o papai ou com a mamae!! Ai a gente não liga. O Antonio é que esta dificil. Mas o que não mencionei no post é que, como moramos na casa dos meus pais, dormimos todos no mesmo quarto. Meu quarto é bem grande, cabe minha cama de casal, o berço, a caminha da Cissa e os guardaroupas, comodas.....

Isso tb acho que dificulta um pouco. Por isso fico pensando que mais pra frente o antonio vai seguir os passos da irma, mas ele é bem mais dependente que ela. Em tudo. Desde pequenininho. Acho que com ele teremos mais trabalho. Ainda mais quando formos (sem data prevista) pra uma casa que seja nossa!!!

Déborah Belmiro disse...

Márcia minha flor!!!
Se eu tivesse uma rotina assim igual à sua, estaria perdida!!! kkk

O João me deu pouco trabalho com o sono, desde o começo tentamos cumprir certas regras e evitar algumas manias, e deu super certo! Já tem muito tempo que ele dorme a noite toda, praticamente desde quando começou a jantar, à partir do 6º mês!

A pediatra me orientou em muitas coisas boas pra ele ter uma boa noite de sono, converse com a sua e peça orientações!

Adorei seu blog!!!

Bjokas

Nandyta disse...

OLÁ , ADOREI SUA VISITINHA E VEM AKI LHE PRESTIGIAR, O BLOG É SUPER LIDINHO E O MODO QUE VC DIALOGA É SUPER LEGAL, ADMIRO MUITO, POIS É CRIANÇA É SEMPRE IMPREVISIVEL, MINHA FILHINHA AGORA ESTÁ PARA FAZERC 3 ANINHOS EM MAIO, DESDE DE PEQUENA ELA SEMPRE DORMIU MUITO, QUANDO CHEGAMOS DA MATERNIADE EU COLOCAVA O RELÓGIO PARA DESPERTAR PARA AMAMENTAR ELA SE NÃO ELA IA DIRETO, E CRIANÇA PEQUENA NÃO PODE FICAR MUITO TEMPO SEM SE ALIMENTAR SE NÃO A GLICOSE ABAIXA DEMAIS, DEPOIS DE UNS 2 MESES EU DEIXEI ELA IR DIRETO E SEMPRE FOI ASSIM DE ÍNICO ELA DORMIA AS 8 DA NOITE (QUE MARAVILHA) E ACORDAVA AS 6 DA MANHÃ(AI QUE SONO) MAIS ERA BOM AGILIZAVA AS COISAS MAIS CEDO, SEMPRE DORMIU A TARDE E A MAMÃE TAMBÉM COM O TEMPO FOI PASSANDO ELA FOI ACORADNDO UM POUQUINHO MAIS TARDE AS 8 DA MANHÃ E DORMINDO ÀS 9, SÓ QUE AGORA ELA QUER FICAR ACORDADA ATÉ TARDE EL FAZ GUERRA COM O SONO ÀS 1 DA NOITE ELA TÁ CAINDO AOS PEDAÇOS E NÃO DORME EU TENHO QUE DESLIGAR TUDO PARA ELA IR DORMIR,POIS É NESSA PARTE EU NÃO TIVE MUITO PROBLEMA NÃO. MIL BJKS ,VOU PASSAR EM CADA POST E DEIXAR MINHA HISTÓRIA

NANDYTAFAZENDOARTE.BLOGSPOT.COM

Julia disse...

Olá Marcia, vim retribuir sua visita e dar meus pitacos!

Olha, a Yasmin tem só um mês, mas te digo uma coisa, não é fácil ter rotina com um bebe, até pq, o que hj funciona pra ela dormir amanhã pode não funcionar, porém, pra hora do sono eu criei todo um ritual, converso com ela dizendo que já já tá na hora de dormir, separo as roupinhas, fecho o quarto, coloco uma música suave, dou um banho de banheira, depois deixo ela no balde e coloco um sachê de chá de camomila no balde, seco, continuo conversando, seco, passo o creme da hora so sono nela, visto, dou a mamadeira, faço arrotar e no final ela já está dormindo e a coloco no berço!

Tem funcionado bem esse ritual do sono, e ela dorme a noite toda, acorda raramente pra mamar uma única vez e quando termina já está dormindo de novo!

Meu marido tbm tem dificuldade pra entender que a TV ligada não ajuda, mas se eu começar a falar é pior, então deixo quieto e levo ela pra outro cômodo, e jamais, jamais coloquei ela na cama pra não habitua-la.

Mas acho que isso varia de criança pra criança, o que dá certo com ela pode não dar com o Antônio, mas fica minha dica!

Super beijo

Juu e Yasmin

Natascha Fernandes disse...

Foisse o tempo que o baby dormia a noite dia, e nos últimos dias então está acordando no maior berreiro, pedindo mamadeira e só espera eu levantar para voltar a dormir, detalhe enquanto eu ñ sair da cama ñ para de gritar!! foram as fases, no começo até acordava de madrugada mais ñ dava trabalho, depois começou a dar um pouqinho de trabalho, melhorou e piorou e por aí continua...

Fabi Borges disse...

Bom vamos lá. O Gui até os tres anos, acordava de tres em tres horas certinho, contadinho no relogio. Até os 2 anos e 5 meses mamou e ja vinha sozinho na minha cama para mamar. A Ni já dormia mais. Dormia de 5 a 6 horas por noite. Mas vou falar eu acordava com cara de fim do dia kkkkkkk