segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tiriça??

Imagem retirada do Google.
Por Marcia Pergameni

Bom dia lindas!
Como passaram o feriadão?? Lá em casa foi tudo bem, festinha do filhote. Muitos amigos!!! E o blog fixou um pouco esquecido né!! 
Vamos dar um up esta semana.

Vamos começar falando de algo que algumas mamães passaram logo depois do nascimento do filho. É a icterícia. Minha avó chama tiriça!! Eu passei com o Antonio.
A Ananda falou disso esta semana. Então vamos lá!!

"Conhecida também como amarelão, a icterícia neonatal é uma alteração fisiológica, isto é, normal, na coloração da pele e branco dos olhos dos recém-nascidos, deixando o bebê amarelado.
A cor amarelada do bebê acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue, pigmento de cor amarelada, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. O excesso acontece pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, acumulando no sangue.
Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê, sendo importante o banho de sol pela manhã ou a tardezinha, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina."  Guia do Bebê

Quando o Antonio nasceu eu percebi logo que ele estava um pouco amarelinho, mas como a medica não falou nada no hospital achei que logo passaria. Alguns dias passaram e a parte branca dos olhos dele começaram a também ficar amarelinhas!!
Levamos a pediatra e ela pediu banho de sol (em abril, com chuvas intensas!!) e exame de sangue!!
Agora você imagina o sofrimento de levar aquele bebezinho que nem tinha completado um mês para tirar sangue. Como ele chorava!!!

Mas só através do exame conseguíamos acompanhar se a bilirrubina estava voltando ao normal ou se continuava com indíces altos!! 

O Antonio fez uns tres ou quatro exames de sangue até tudo normalizar! Conseguimos colocá-lo na claridade, porque sol mesmo não saiu de jeito nenhum. 

Algumas dicas importantes:

"Se as fezes e urina do bebê estiverem com coloração diferente procure imediatamente um médico.
O banho de sol até as dez da manhã e depois das quatro da tarde é muito importante.
Lembre-se sempre que o aleitamento materno é sempre o melhor para o bebê. Só o interrompa com recomendação médica." Guia do Bebê

Depois disso o Antonio continuava com um quadro leve de anemia. Melhorou a "tiriça", mas continuamos num tratamento com a hematologista!! 
isso é papo pra outro post!!

Seu filho também teve icterícia??? O que vc fez?? 
Conta pra gente!!

Mais sobre o assunto: Bebe.com

2 comentários:

Roberta Fraga disse...

Sim, teve um pouquinho. Nada de chás e banhos cheios de pajelanças... rs
Banhos de luz, às vezes indireta, em horários confortáveis para a bebê. Quando estava muito desaconselhável ficar no sol, ficávamos perto de uma janela que tivesse uma iluminação confortável para ela. Em poucos dias melhorou.

Ananda Etges disse...

Pois é, minha novela ainda não terminou. Vítor já está com 2 semanas, mas ainda não curou 100% do amarelão. Amanhã ele vai fazer exame de sangue pra gente ver a evolução. Enquanto isso... muita luz e solzinho! E pra mamãe... muito chá de raiz de salsa.

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com