quinta-feira, 1 de setembro de 2011

É o fim do Zé Gotinha??

Li dia desses que a Vacina Sabin, a famosa gotinha, está para ser extinta no Brasil. Ela será substituída pela Salk, num período de no máximo 5 anos,  uma injeção que tem o mesmo efeito da gotinha, porém mais eficaz e com risco zero da criança adquirir a doença: polio.

Bem, não entendi nada e fui me informar da diferença das duas.
"Segundo informações exclusivas obtidas por CRESCER, a vacina Sabin - a gotinha contra a poliomielite oferecida nas campanhas nacionais de vacinação (composta pelo vírus vivo atenuada) vai ser substituída pela Salk (uma injeção com o vírus morto).

vacina oral, a Sabin(composta pelo vírus atenuado, mas vivo) dará lugar a vacina intramuscular, a Salk(feita com o vírus morto). Isso porque a conhecida “gotinha”, por conter o vírus atenuado, oferece um risco, embora muito raro, de a criança desenvolver a doença. No Brasil, a doença já está erradicada, mas com o uso da Sabin sempre há este risco mínimo dela se manifestar." 

Nos comentários da notícia uma mãe escreveu o seguinte:

"Moro nos Estados Unidos e aqui a vacina contra a polio e a injetavel ( Salk ) , minhas filhas tomaram ela . A pediatra delas disse que somente paises em desenvolvimento (como o Brasil) ainda utilizam a Sabin que e com virus atenuado porque mesmo ela tendo o risco maior da crianca contrair a doenca ela acumula anticorpos no intestino da crianca que recebeu a Sabin , entao ao entrar em contato com outras criancas nao vacinadas essa ira passar a receber a imunizacao . Como pais em desenvolvimento a doenca nao esta erradicada essa e a melhor opcao , e outra o custo da Salk e muito maior , ela e bem mais cara , o governo Brasileiro antes nao queria gastar e inventou disculpas pra nao introduzir a Salk na rede publica Como agora ta tendo pressao da OMS porque a Salk e mais segura , eles nao tem outra escolha e os profissionais de saude tem que serem bem treinados para aprenderem a conservar essa vacina . Vcs viram na reportagem com vai dar trabalho e demorar pra colocar essa vacina a disposicao na rede publica ? Quem perguntou porque vacinar contra uma doenca que esta erradicada , e por isso mesmo que a polio esta erradicada porque as criancas estao sendo vacinadas se parar de vacinar ai elas comecaram a contrair a doenca , porque o virius da Polio esta por ai perambulando pelo mundo , pronto pra entrar no corpinho de quem nao esta vacinado . E aqui nos Estados unidos toma a Polio injetavel junto com outras que se chama Pentacel vaccine— DTaP-IPV- Hib combinadas , entao nao se aumentou a agulhada e sim diminuiu , nao sei se no Brasil eles irao fornecer a Pentacel , que por ser combinadas e bem mais cara tb ."

AQUI tem a fonte onde li e também uma entrevista com a Sra Carla Domingues, coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Vale a pena ler, pois a notícia é de hoje.

Agora é se preparar pra dar adeus ao zé Gotinha!!


E você já está participando da promoção aqui do blog??? Clica AQUI!

2 comentários:

Ateliê Ana Bananna disse...

Minha nossa! Tô boba.
Beijos.

Danielle Cardão disse...

Amiga, nossa tô sem palavras.
Bjsssss, Dani.